30 de abril de 2022

O que pode causar mau hálito em crianças e como tratar?

O mau hálito de crianças é sem sombra de dúvidas, um dos principais responsáveis bulling escolar, abalo na auto-estima e recuo social, descreve a  Equipe de Odontopediatria da Clínica de Odontologia e Ortodontia OrtoPretti, localizada entre Anália Franco e Tatuapé, zona leste de São Paulo.

A Odontopediatria é uma especialidade da Odontologia, onde a saúde bucal de gestantes, bebês, crianças e adolescentes são acompanhadas de forma multiprofissional. É através da observação desta dentista especialista em crianças, como a nossa Odontopediatra aqui da Clínica de Odontologia e Ortodontia OrtoPretti, observa-se nestes pequenos pacientes se o crescimento ósseo da boca está sendo estimulado pela respiração, por exemplo, de forma correta, se a língua está bem posicionada, orientando os pais que dentista infantil vai muito além de olhar só os dentes.

E nestas tantas observações que a Odontopediatra da Clínica de Odontologia e Ortodontia OrtoPretti, quando o assunto é mau hálito infantil, este pode ser resultado de outros problemas que não sejam necessariamente provindos da baixa freqüência de escovação ou escovação inadequada.

No atendimento odontológico  infantil aqui da OrtoPretti, temos observado que o aumento de crianças com problemas respiratórios, como rinite e sinusite, e o fato do nariz destas crianças, estarem congestionados, há acúmulo de fluídos nas vias nasais e bucais, inflamando muitas vezes a garganta, pelo acúmulo de bactérias destes fluídos. Uma avaliação com o médico Otorrinolaringologista, é imprescindível para que o mau hálito em crianças seja sanado.

Mau hálito em crianças muito pequenas, devem ser imediatamente identificadas em pronto-atendimentos, pela experiência clínica em atendimento odontológico em bebês aqui na Clínica OrtoPretti, isto porque como são muito curiosos, podem introduzir objetos e alimentos muito pequenos nas narinas, como grãos de feijão e peças de brinquedos, podendo dar mau hálito.

A falta de hidratação em crianças, seja por serem muito ativas e não beberem água suficiente em brincadeiras ou esportes, a boca ficará seca, (xerostomia),  havendo diminuição da produção de saliva para lavar as bactérias causadoras do mau cheiro na boca. Saliva em quantidades escassas aumenta a possibilidade  da crianças com mau hálito , em ter mais cáries e problemas gengivais, acúmulo da saburra língual; uma espécie de tapete esbranquiçado que se forma na língua, causando forte mal hálito infantil.

A supervisão dos pais é de extrema importância na escovação dos dentes e da língua, auxiliando o fio dental na gengiva, porém cabe um olhar de especialista em atendimento odontológico infantil, como a equipe de Odontopediatria da Clínica de Odontologia e Ortodontia OrtoPretti, orientar e direcionar a eliminação deste desconforto tão constrangedor, como é o mau hálito.

Quer saber mais sobre estes ou outros problemas que causam mau hálito infantil? Agende com a melhor Odontopediatria do Tatuapé e região, a Odontopediatria da Clínica de Odontologia e Ortodontia OrtoPretti.