13 de dezembro de 2021

Dente de leite faz canal?

É muito comum os pais dos pequenos pacientes chegarem a nossa clínica odtontológica, aqui na OrtoPretti localizada no Tatuapé, ollharem incrédulos quando a nossa odontopediatra ao atender crianças diz que seu filho precisa fazer canal em dente de leite ou decíduo.

Aqui na OrtoPretti, em nossa consulta de avaliação, procuramos esclarecer aos pais e as crianças que procuram uma Odontopediatria humanizada, as causas e a importância de tratar-se um dente de leite, e de que forma o canal de dente de leite será feito.

A criança pode precisar fazer canal do dente de leite por queda, onde pode fraturar o dentinho causando dor, má formação de dentina e cáries avançadas. Para a grande maioria das pessoas, o dente de leite se resume ao que é visto quando cai, só a “coroinha”. E não é, suas raízes onde moram os canais, são reabsorvidas pelos dentes permanentes, porque estes usam as raízes dos canais dos dentes de leite, como verdadeiros mapas para onde devem nascer.

O dente de leite, possui as mesmas estruturas do dente permanente; raiz, “nervo” ou polpa e canais. A polpa está dentro dos canais, que por sua vez estão dentro das raízes. E manter cada uma destas estruturas do dente de leite de crianças, além de prevenir e tratar a dor de dente infantil, irá evitar infecções purulentas que podem vir afetar o dente permanente, cair na corrente sanguínea e instalarem-se em órgãos vitais como coração, pulmão e cérebro.

Apenas um Odontopediatra capacitado pode orientar os pais a necessidade e a importância de tratar um canal de dente de leite, e uma visão especialista do futuro dos dentes permanentes, se estes estão para nascerem antecipando uma extração ou não.

Quer saber mais sobre este e demais tratamentos Odontopediátricos, que a Equipe OrtoPretti pode fazer pelo seu filho? Acompanhe nossas redes sociais e agende uma avaliação.