19 de maio de 2022

Como extrair o dente de leite de uma criança sem traumatizá-la

A primeira palavra, os primeiros passos, o primeiro dia de aula são fases tão esperadas pelos pais quanto o primeiro dente de leite a cair, dos seus filhos.

Dra Mercia Pretti, Ortodontista e Invisalign Doctor no Tatuapé, e Diretora clínica da Clínica de Odontologia e Ortodontia OrtoPretti, situada na Zona Leste em São Paulo, esclarece que a troca dos dentes de leite em crianças pode começar á partir dos cinco anos, e ao verem os primeiros dente de leite amolecidos, os pais sempre questionam nossa Odontopediatra, se é melhor esperar cair ou “arrancar” o dente de leite.

A nossa Odontopediatria, localizada no bairro do Tatuapé, Zona Leste de São Paulo, uma das melhores da região, enfatiza que esperar o processo natural de cair o dente de leite é a melhor opção em todos os sentidos.

Na Odontopediatria moderna a qual a Clínica de Odontologia e Ortodontia OrtoPretti está sempre atualizada, o condicionamento do tratamento odontológico dentário infantil deve estar em primeiro lugar. Nele, a Odontopediatra irá acompanhar a cronologia de erupção do dente de leite, orientando aos pais a deixarem aquele dente, naquele momento, se é oportuno deixarem que o dente de leite caia sem nenhuma intervenção. Muitas vezes a forma caseira de se tirar um dente de leite, é traumática. Como puxar o dente de leite com fio dental, amarrar o dente de leite com linha na maçaneta da porta, e outras situações que podem causar danos a gengiva da criança, e uma dor absurda nas crianças.

Ao contrário do que a maioria dos pais pensam, a Odontopediatra da  Clínica de Odontologia e Ortodontia OrtoPretti no Tatuapé, esclarece que o dente de leite tem raiz, e o fato deste dente de leite estar mole, não significa necessariamente que está pronto para ser tirado.  Dar alimentos duro para a criança com dente de leite amolecido, também não é recomendado pela nossa Odontopediatra, pois pode fraturar o remanescente de raiz do dente de leite, podendo prejudicar a erupção do dente permanente.

A Odontopediatria da Clinica de Odontologia e Ortodontia OrtoPretti, Tatuapé, aconselha os pais, que a melhor forma de “arrancar” o dente de leite, é a natural, onde nem o sangramento da gengiva nota-se, pois o dente permanente já reabsorveu toda raiz do dente de leite, usando-a como caminho indicativo para que o dente permanente eurpcione de forma mais saudável possível. Caso os pais notem que o dente permanente já “apontou” na boca da criança e o dentinho de leite ainda se faz presente, um Odontopediatra da OrtoPretti, capacitado e amoroso deve ser consultado, e sim haverá indicação de “arrancar” o dente de leite de imediato.

Você gostaria de saber mais sobre os dentes de leite, o momento certo para extraí-los , ou qualquer outra dúvida sobre o tratamento odontológico infantil? Agende uma avaliação na melhor clínica dentária infantil, a OrtoPretti.